ILHA SOLTEIRA — As mulheres de Ilha Solteira terão uma importante oportunidade de fazer exames preventivos de forma gratuita com a chegada da carreta do programa Mulheres de Peito, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação conta com o suporte da Prefeitura de Ilha Solteira, com o auxílio da Secretaria Municipal da Saúde.
A unidade móvel permanecerá no município entre os dias 6 e 18 de julho de 2026, na Praça dos Paiaguás, concedendo exames de mamografia através do Sistema Único de Saúde (SUS), sem necessidade de agendamento prévio. O atendimento será feito por ordem de chegada, seguindo critérios definidos através do programa.
Criado através do Governo do Estado, o programa Mulheres de Peito tem como objetivo ampliar o acesso à mamografia, conscientizar os cidadãos sobre a necessidade da prevenção e melhorar o começo do tratamento quando necessário. A iniciativa busca aumentar o diagnóstico precoce do câncer de mama, fator fundamental para elevar as oportunidades de cura e diminuir os impactos da doença.
Para fazer o exame, as mulheres com idade entre 50 e 74 anos precisarão apresentar exclusivamente RG e Cartão SUS. Já as mulheres com idade entre 35 e 49 anos, além das com mais de 74 anos, precisam apresentar RG, Cartão SUS e pedido médico do SUS.
O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de até 50 senhas diariamente, e aos sábados, das 8h às 12h, com até 25 senhas diárias. Não haverá atendimento aos domingos e feriados.
A recomendação é que a mamografia seja realizada todos os anos. Nos casos em que tiver necessidade de repetir o exame em momento inferior a 12 meses, será obrigatório apresentar relatório médico justificando a pedido.
(AsCom/Governo de Ilha Solteira)
Com informações do JornalPortaldeNoticias


