Assessoria de Comunicação
A Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu sexta-feira agora, (14/03), uma formação especial voltada para diretores e coordenadores escolares. A atividade teve como foco a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e surgiu em resposta à reanálise do Parecer CNE/CP nº 50/2023, que destaca a necessidade de adequar as políticas educacionais e práticas pedagógicas às necessidades específicas desses alunos.
Conforme Frederico Donadelli, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Juventude, Esporte e Diversão, a formação teve como objetivo capacitar gestores educacionais para realizar estratégias eficazes que promovam um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. A formação foi conduzida por Carla Castro, especialista na área de educação inclusiva.
No decurso da capacitação, foram discutidas práticas pedagógicas inclusivas, com metodologias e recursos que favorecem a conhecimento e o desenvolvimento social dos alunos. Também foi discutida a colaboração entre escola, família e comunidade no processo de inclusão e, ainda, a elaboração de planos de ação que garantam a acessibilidade e a participação plena dos alunos com TEA nas atividades escolares. A atividade assegurou momentos de troca de experiências e discussões em grupo, pretendendo fortificar a rede de apoio e o conhecimento sobre o tema.
O Secretário de Educação reforçou ainda a necessidade da participação dos diretores e coordenadores, para avançar na construção de uma educação mais inclusiva e equitativa, e defender que todos os alunos, independentemente de suas particularidades, tenham acesso a uma educação de qualidade e a oportunidades de desenvolvimento pleno.
The post Prefeitura promove formação para diretores e coordenadores sobre inclusão de alunos com TEA first appeared on Jornal O Foco.
Com informações de OFoco


